Buscar
  • Colaborador

Desafios da paternidade bíblica nos tempos atuais


Um triste retrato de nossos dias


Vivemos uma crise ímpar na família: luta-se para substituir a estrutura familiar deixada por Deus, composta de pais, mãe e filhos, por novas composições, fruto da imaginação humana. Não foi sem razão que Deus dotou pai e mãe de características diferentes e especiais para cuidados dos filhos.

No manual do fabricante está prevista a presença dessa duas pessoas para que os filhos cresçam saudáveis. A falta de um ou do outro ou a substituição de um deles afeta o desenvolvimento psicológico do filho. A família nuclear não está apenas incrustada na cultura, mas faz parte nosso DNA humano. Segue o aviso: não mexa nessa estrutura _ os efeitos colaterais para os filhos e a sociedade podem ser irreparáveis.

Além disso, a cultura ocidental moderna faz com que os pais tenham medo de usar a "vara" na hora da disciplinar os filhos. Não somos, em anda adeptos de pais maltratar ou agredir fisicamente os filhos nem lhes impor disciplina severa, descabida, com tapas, beliscões e empurrões. Mas administrar, quando necessário, umas boas palmadas, apropriadamente, no momento, lugar e dose certos e com amor é fundamental para que os filhos aprendam limites, obediência e respeito aos pais (Provérbios 13:24; 19:18; 23:13; Efésios 6:4).

Hoje também estamos vendo com uma virada na relação pais e filhos. Muitos pais, por medo, buscam ter dos filhos muito mais o amor do que o respeito. Por causa disso, fazem de tudo para para não os contrariar. Sabendo disso, os filhos fazem exigências com a certeza de que a nova postura dos pais não lhes permitirá dizer não. Com pais amedrontados, intimidados e acuados, os filhos se tornam senhores absolutos. É certo que essa relação é disfuncional e desalinhada com a Palavra de Deus que estabelece e confirma que os pais é que devem encabeçar a casa e dizer aos filhos o que fazer, apesar do desconforto que isso venha a gerar.

São tantos os ataques provenientes das mídias e promovidos por famosos, que chegam a desorientar a sociedade, Os que estão em processo de formação acabam confusos, de modo que seus valores e conceitos são alterados, ficando assim sem referência definida. Hoje podemos dizer que muitos pais estão perdidos sem saber ao certo que caminho seguir e os filhos estão bebendo desses novos conceitos tornando-se impróprios para conduzir as futuras famílias. Que confusão!



O Grande desafio


Nós, porém, filhos de Deus, temos direção clara. Vivemos numa sociedade obscurecida, mas não estamos sem rumo, pois temos a Palavra como lâmpada para os pés e luz para os caminhos (Salmos 119:105). Se seguirmos sua orientação trilharemos um caminho seguro e chegaremos a terra firme. Não é fácil vencer toda essa correnteza, mas não é impossível. Os pais cristãos têm um desafio pela frente. Um desafio é uma situação ou um grande problema a ser vencido ou superado; tarefa difícil de ser executada. O que se opõe a nós é grande feito o gigante Golias, mas, se confiarmos no Senhor como confiou o pequeno Davi, não haverá obstáculo que não seja transposto, desafio que não seja vencido e gigante que não tombe.


Exercer a paternidade bíblica nos tempos atuais


Não temamos exercer a paternidade

Não temamos exercer a paternidade. Nossa paternidade não é secular, antes, é bíblica. Há muitos pais espalhados mundo afora, contudo temos natureza diferente: somos filhos de Deus, temos maneira própria de ser. Somos pais cristãos portanto estamos no mundo, mas não pertencemos a ele (João 17:13-17). Os tempos atuais precisam ser vencidos por nós, pais cristãos, por meio da comunhão com Deus, da oração, do fundamento das Escrituras e de sua aplicação a todo o nosso viver. Que Deus Pai nos conceda graça, sabedoria e autoridade para exercer a paternidade bíblica!


*Texto extraído do Jornal Árvore da Vida, edição 318 ano 30

Deseja ler mais temas? então adquira sua assinatura do Jornal Árvore da Vida (JAV) e tenha acesso a todo nosso editorial e tenha em mãos mais conteúdos de vida baseado totalmente na pura Palavra de Deus, a Bíblia.


0 visualização

Venha nos visitar

Sábado 19:30 - 21:30 (Ministerial)

Domingo 9:30 - 11:30 (Partir do Pão)

Terça-Feira 19:30 - 20:30 (Reunião de Oração)

 

Endereço: R. São Paulo, 31 - Vila Monteiro (Gleba I), São Carlos - SP, 13560-340

Entre em contato

Email: igscar.sp@gmail.com

  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Instituto Vida para Todos
  • Rádio Vida para Todos
  • Mensagens da Conferência
  • Editora Árvore da Vida