Buscar
  • Colaborador

Como edificar filhos

Atualizado: 25 de Jun de 2019



Falando com propriedade, todos os pais são edificadores. Eles não apenas criam filhos; eles os edificam. A expressão criar filhos é boa, mas não é incompleta. Criar filhos pode remeter-nos apenas à ideia de dar abrigo, sustentar com comida, agasalhar, conferir educação acadêmica e protegê-los do perigo. Os pais precisam ter cuidado para não incorrer no erro de pensar que criar filhos seja exclusivamente mantê-los vivos, alimentados e seguros. Se buscarmos a imagem da construção de uma casa e tudo o que a envolve, teremos melhor visão do papel dos pais.

Para contribuir uma casa precisamos, antes de tudo, ter desejo de possuí-la e um projeto, um terreno, lançar as bases e os fundamentos. levantar colunas e fazer vigas, erigir paredes, assentar janelas, portar e cobri-la com um teto; depois ainda precisamos dar acabamento. Não é necessário mencionar que para construí-la precisamos de recursos financeiros. Sem eles não há como executar nada.



Ter filhos deve ser o resultado do desejo de ser pai e mãe. Muitos sonham em ter filhos, pensam como serão e os imaginam crescendo, trabalhando e formando família. Mas não podemos apenas ter o desejo; filhos precisam de pais. É bom ter filhos, mas é importante ser pais. Não tenha filhos se não deseja ser pai ou mãe. Depois que os temos, precisamos de um projeto para edificá-los. Não tenha filhos sem projeto. Para uma casa precisamos de projetos de engenharia, de arquitetura e de decoração. Estrutura, boa utilização dos espaços e embelezamento são elementos-chave de uma boa casa. Os pais precisam chamar Deus de uma boa casa. Os pais precisam chamar Deus, que é o mesmo tempo engenheiro, arquiteto e designer para ajudá-los.

A melhor base para colocar os filhos é a família nuclear. A família nuclear é composta de pai, mãe e filhos. Esse triângulo é forte são dois vértices cuidando um. Cada um trazendo exatamente o que os filhos precisam. Os atributos e funções do pai e da mãe somados formam os ingredientes de que os filhos mais precisam. Além dessa base, os filhos ais precisam ser edificados sobre um bom fundamento. O fundamento da família é Cristo. Os pais devem ainda se preocupar em fazer as colunas e as vigas. Paredes sem colunas e vigas não têm como aguentar as pressões e o ventos. Para edificar filhos fortes, você precisará de Cristo, Cristo e Cristo.

Uma casa sem portas e janelas fica inacessível e escura. Quando os pais atendem ao desejo e a luz é vital. Não permita que seus filhos sejam fechados para o Senhor. Ajude-os a se abrir para Cristo. Leve-os a dizer toda manhã: "Senhor, eu estou aqui. Quero abrir todas as portas do meu coração para o Senhor entrar, falar comigo e me dar direção." Os filhos também precisam abrir todas 'janelas' para a luz entrar. como é triste uma casa escura, como é triste um filho que nunca recebe a luz do Senhor.

O próximo passo da construção da casa é o teto. Ele é importante para proteger os moradores do sol, do vento e da chuva. Espiritualmente falando, nossos filhos também é Cristo como sua proteção. Os pais precisa orar ao Senhor para que os filhos sejam guardados do mundo. Quanto mais oração dos pais, mais protegidos ficarão.

A parte mais difícil da construção é a fase do acabamento. Ela envolve a atuação de um bom designer, que ajude a escolher luminárias, cores, piso, revestimento. louças, e mobília de toda a casa. Deus não quer apenas que seus filhos sejam firmes; também se importa que sejam "bonitos", "harmoniosos" e agradáveis.

Prosseguindo na analogia, podemos afirmar que os pais devem também se preocupar em formar não apenas o caráter dos filhos, como também trabalhar para que sejam virtuosos. A firmeza de caráter e um viver cheio de virtudes casam muito bem. Quando Cristo é trabalhado nos filhos, eles ficam cheios de luz, há sincronia entre o que falam e vivem; podemos ver estampados, como uma bela cerâmica, os traços de Cristo e, em seus bons modos, verdadeiros itens de decoração. Cumprimentar as pessoas, respeitar os mais velhos pedir licença, falar obrigado e dizer por favor antes de solicitar alguma coisa são virtudes que embelezem a vida dos filhos.

Para edificar um filho, os pais precisarão de muitos recursos. Oração, dedicação, dependência de Deus, paciência, perseverança, lágrimas e ser modelos para os filhos são recursos essenciais na execução desse projeto. Que nosso engenheiro, arquiteto e designer divino nos inspire e ajude a conseguir tal feito. Isso leva muito tempo, mas ao final veremos uma bela "construção" (Considere estes versículos: Hebreus 11:10; 1 Coríntios 3:10).



*Texto extraído do Jornal Árvore da Vida, edição 317 ano 29.


Deseja ler mais temas? então adquira sua assinatura do Jornal Árvore da Vida (JAV) e tenha acesso a todo nosso editorial e tenha em mãos mais conteúdos de vida baseado totalmente na pura Palavra de Deus, a Bíblia.


49 visualizações

Venha nos visitar

Sábado 19:30 - 21:30 (Ministerial)

Domingo 9:30 - 11:30 (Partir do Pão)

Terça-Feira 19:30 - 20:30 (Reunião de Oração)

 

Endereço: R. São Paulo, 31 - Vila Monteiro (Gleba I), São Carlos - SP, 13560-340

Entre em contato

Email: igscar.sp@gmail.com

  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Instituto Vida para Todos
  • Rádio Vida para Todos
  • Mensagens da Conferência
  • Editora Árvore da Vida